Sorriso gengival ou dentes curtos? A famosa “gengivoplastia” pode ser a solução estética mais indicada para esses casos.
Popularmente conhecido como gengivoplastia, o aumento estético de coroa clínica pode promover os resultados estéticos esperados quando bem indicado e realizado pelo periodontista.
O sorriso gengival ocorre quando existe um excesso de gengiva aparente no sorriso. Muitas vezes, o sorriso gengival é acompanhado de dentes que parecem curtos em relação ao sorriso e rosto do paciente.
Essa situação ocorre, em algum nível, entre 10 a 20% da população, e mais frequentemente nas mulheres. Para muitos, é algo que afeta a autoestima e a alegria em sorrir.
A linha do sorriso está relacionada a quanto o lábio superior se eleva quando sorrimos. Dependendo do quanto de gengiva e dentes que são mostrados nesse sorriso, essa linha de sorriso é considerada baixa, média ou alta.
Muitas vezes, esse sorriso gengival pode ser solucionado com um procedimento chamado de aumento estético de coroa clínica, popularmente conhecido como gengivoplastia.
Objetivos e benefícios do aumento estético de coroa clínica
O aumento estético de coroa clínica tem por objetivo aumentar o tamanho aparente dos dentes, diminuindo a quantidade de gengiva exposta no sorriso. Além desse aumento de tamanho, é possível modificar o formato do limite entre dente e gengiva, chamado de arco gengival.
Tudo isso é feito com o devido planejamento, para deixar o sorriso mais atraente, simétrico, proporcional, e harmônico com a face do paciente.
Entenda mais sobre esse assunto assistindo o vídeo também.
Melhores resultados: Diagnóstico e escolha da técnica
As técnicas são escolhidas de acordo com a quantidade de esmalte do dente que há abaixo da gengiva.
O Cirurgião Dentista especializado em periodontia tem condições de fazer o correto diagnóstico para saber o quanto de gengiva é possível remover para que se consiga a maior otimização estética.
Veja um exemplo de caso clínico onde essa técnica foi utilizada. Cada situação clínica exige um planejamento individualizado, levando a resultados únicos.
Quer mais informações ou agendar uma consulta? Entre em contato pelo formulário abaixo ou WhatsApp.
Nosso conteúdo sobre sorriso gengival e gengivoplastia segue no texto!
Lentes de contato: complementação estética com resultado previsível
Além disso, pode-se combinar o procedimento cirúrgico com a utilização de laminados cerâmicos / lentes de contato dental, que seriam uma alternativa para melhorar ainda mais o formato dos dentes e, se necessário, alterar sua cor.
Quando a utilização dos laminados cerâmicos (lentes de contato dental) está corretamente indicado, é realizado um mockup antes do tratamento. Basicamente, é uma simulação do novo formato dos dentes em resina, para que o paciente avalie o resultado previsto dos dentes com as lentes de contato instaladas.
Além da “gengivoplastia” para resultados de longo prazo
Apesar de popular e conhecido, o termo gengivoplastia não seria o mais correto para definir esse tipo de procedimento pois, muitas vezes, não é removida apenas a gengiva.
É fundamental, no planejamento, averiguar se há necessidade de se intervir em áreas mais internas da gengiva, para que o resultado estético se mantenha no longo prazo.
A gengiva sempre mantém uma certa distância do limite do osso. Dependendo da localização desse limite, chamada de crista óssea, se apenas removermos o excesso de gengiva, ela vai crescer novamente para manter essa distância.
Por isso, é fundamental um profissional especializado no planejamento e realização do procedimento, como um periodontista, para utilizar a técnica que pode trazer os melhores resultados estéticos para cada caso.