Recuperando todos os dentes perdidos com implantes: O protocolo.
Como recuperar dentes perdidos? É necessário um implante dentário para cada dente? Vou conseguir comer normalmente outra vez, sorrir com estética e confiança? Conheça a técnica do protocolo para recuperação total dos dentes perdidos!
É possível devolver dentes perdidos aos pacientes com implantes dentários, de forma que consigam
mastigar com segurança, recuperando não apenas estética e função, mas também qualidade de vida!
Quando todos os dentes são perdidos, uma dúvida é comum: É necessário um implante para cada dente nesse tipo de reabilitação? A resposta é não!
Na ausência de um ou poucos dentes, é comum utilizar um implante para cada dente perdido. Mas, nas reabilitações totais, existe uma
técnica consagrada chamada PROTOCOLO. Essa técnica pode ser aplicada tanto para os dentes superiores (maxila) como para os dentes inferiores (mandíbula).
É uma solução com ótimos resultados quando bem indicada e planejada, que devolve a segurança para comer e a estética para sorrir, entre outros benefícios, com poucos implantes e uma prótese fixa.
Achou interessante? Então entenda mais sobre como recuperar dentes perdidos com o protocolo seguindo nesse texto e no vídeo.
Se preferir, já entre em contato direto com a gente por whatsapp ou preenchendo nosso formulário de contato clicando aqui.
Afinal, o que é uma prótese do tipo protocolo?
O protocolo é uma prótese sobre implante que substitui todos os dentes de uma arcada dentária.
É uma prótese que está indicada para o paciente que:
- Já perdeu os dentes, e usa uma dentadura
- Todos os dentes presentes não tem mais tratamento, e precisam ser extraídos.
Essa prótese tipo protocolo é sustentada por 4 a 8 implantes, dependendo de cada caso. Na arcada inferior normalmente se indica 4 implantes, e na arcada superior 6 implantes. Essa diferença existe por conta do tipo de osso presente em cada uma das arcadas.
Em alguns casos específicos a arcada superior também pode ser reabilitada com 4 implantes, é a técnica do tipo all-on-four. Com 4 implantes bem distribuídos conseguimos sustentar uma prótese com dentes e gengiva. Algumas situações podem requerer enxerto ósseo prévio. É uma técnica bem aplicável e segura quando devidamente indicada e planejada.
O planejamento, em qualquer um dos casos, é fundamental para o sucesso do tratamento. Os implantes devem estar bem distribuídos na arcada, para resistirem às forças de mastigação.
Quais são as vantagens da prótese fixa em implantes do tipo protocolo?
Melhorias na mastigação, prazer de comer e estética
A eficiência de mastigação melhora em 10x em relação à mastigação com dentadura convencional, aumentando expectativa de vida e trituração do alimento.
Além disso, por não possuir céu da boca, diferentemente da dentadura convencional, a prótese protocolo permite que o paciente sinta mais a temperatura e textura do alimento.
Tanto a segurança em mastigar quanto a sensação de temperatura e textura dos alimentos, melhora seu prazer em comer!
A estética da prótese sobre implante protocolo é definida em conjunto entre o profissional e o paciente.
Os dentes da prótese, feitos em resina, são escolhidos antes da confecção final da prótese. Pode-se definir cor, formato e tamanho.
Além disso, a prótese protocolo bem elaborada devolve tonicidade muscular, preenchendo lábios, diminuindo o famoso “bigode chinês” e devolvendo jovialidade para a face do paciente.
Carga imediata no protocolo: Mastigando e sorrindo com a nova prótese em pouco tempo.
Em condições específicas é possível realizar a carga imediata, que é a instalação da prótese em curto espaço de tempo após a colocação dos implantes.
Essa situação pode ou não ser possível de se indicar, a depender de diversos fatores. É mais viável a colocação dos implantes com carga imediata na arcada inferior, pois o osso que sustenta os implantes é mais denso.
Existe alternativa com implantes, além do protocolo, para recuperar todos os dentes perdidos?
Existem outras soluções que envolvem próteses sobre implantes para quem perdeu todos os dentes, que são as sobredentaduras ou overdentures.
Enquanto o protocolo é fixo sobre os implantes, as sobredentaduras são encaixadas nos implantes e, portanto, removíveis. Além disso, para essas overdentures são necessários menos implantes que no protocolo.Como decidir a melhor forma de reabilitar todos os dentes?
Todas as opções têm suas indicações e vantagens específicas.
A decisão entre protocolo ou sobredentadura depende da avaliação e diagnóstico de cada paciente. Mas, além dos critérios técnicos, temos que entender as expectativas e reais necessidades de cada paciente.
O importante é que existem soluções, com uso de implantes, que superam muito a qualidade de mastigação, fonética e estética das próteses convencionais.
Entre em contato e agende uma avaliação para saber a melhor indicação para seu caso ou de alguém que precise recuperar dentes perdidos.